22 março 2010

22 de Março - Dia Mundial da Água



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A partir deste dia, a cada ano, tal data tem sido destinada a discutir sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Apesar da grande quantidade de água disponível no nosso planeta, apenas cerca de 0,008% deste total é potável (própria para o consumo). Além disso, como sabemos, grande parte destas águas (rios, lagos e represas) tem sido contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Tal fato torna-se preocupante, uma vez que, num futuro próximo, grande parte da população mundial poderá ficar privada de ter acesso a este recurso com qualidade.

Diante destes fatos, o Dia Mundial da Água foi instituído com o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas e práticas para solução de questões envolvendo esta problemática.



Na data em que foi instituído o Dia Mundial da Água, a ONU também divulgou um importante documento chamado “Declaração Universal dos Direitos da Água” no qual estão presentes uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para o tema.

Neste mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, diversos sites divulgaram notícias referentes à escassez mundial de água, à falta de acesso que a população tem a este recurso, bem como à degradação que encontra-se grande parte deste recurso que, segundo a ONU, por conta de sua poluição e contaminação, a água poluída já pode ser considerada como um elemento que mata mais do que todos os tipos de violência.

Fica clara a preocupação que devemos ter com tal recurso. Sociedade e Governo devem atuar juntos a fim de adotarem medidas que contribuam para que todos possam ter acesso com qualidade a este recurso, bem como futuras gerações possam ter acesso a disponibilidade deste recurso.

Segue abaixo um site no qual você pode conferir alguns dos eventos que ocorrem nas principais cidades do país neste dia especial:

blog.ecoplanet.com

Fontes: Sua Pesquisa, Reação Ambiental, Exame, Agência Brasil, Ambiente Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário