22 março 2010

E depois do Carnaval, O QUE RESTA?!

É impressionante o grau de falta de consciência e educação ambiental da sociedade brasileira. Vivemos em uma sociedade em que "tudo é festa", mas será que custa ter um "pouquinho" de consciência e educação? A crítica não tem nenhuma relação com o evento do "Carnaval" em si, mas em relação aos resultados que tal evento produz.

Dez dias após o carnaval, o soteropolitano Bernardo Mussi resolveu mergulhar com dois amigos na área do Farol da Barra, em Salvador-BA, a fim de confirmar a notícia de que havia uma quantidade absurda de lixo espalhada pelo fundo do mar naquela área.

Ao chegar ao fundo do mar, Mussi se deparou com as seguintes cenas:









Segundo Mussi, os resíduos encontravam-se acumulados em um canal, provavelmente em função do movimento das marés. Segundo este, eram cerca de pelo menos mil e quinhentas latinhas metálicas e garrafas plásticas. Uma cena lamentável!!!

Mussi e seus amigos, mergulharam e tiraram do fundo do mar toda a quantidade de lixo que puderam.






No fim, o que sobrou foi uma "montueira" de "lixo".



Segundo Mussi, um pouco antes do pôr do sol, eles conseguiram colocar todo o lixo na calçada. Muitos curiosos, inclusive turistas, olhavam intrigados e questionavam sobre a origem daquele resíduo. A resposta de Mussi e seus amigos estava na ponta da língua: o Carnaval!

De acordo com Mussi, naquele fim de tarde eles foram contemplandos por um pôr do sol diferente. O monte de lixo empilhado na calçada do Farol da Barra havia virado atração.

Ele mesmo cita em sua fala que não faz uma crítica direta ao evento em si, mas sim ao comportamento das pessoas nos dias de hoje.

No fim, os únicos beneficiados com isso tudo foram os catadores de rua, que, em função de um impacto de tamanha proporção, tiveram bastante serviço para ser realizado.



Até que ponto a sociedade era tapar os olhos para questões tão simples (educação e consciência ambiental) que em sua ausência podem resultar em questões tão complexas ao meio ambiente?!

Fica aí a questão e o pedido para que a sociedade abra os olhos e coloque em prática ações que não comprometam a vida, seja qual for o habitat em questão.

Fonte: Local Beach / Global Garbage

Um comentário:

  1. Diante das pressões, AmBev organiza mutirão para a retirada dos resíduos, provenientes do carnaval, das praias. Uma mostra que a pressão da sociedade em relação as questões ambientais podem gerar resultado. Leia: http://ow.ly/1rn4n

    ResponderExcluir